top of page

Como aliviar tensões

A tensão muscular é aquele incômodo ou dor causados pelo tônus muscular, e que tira toda a disposição que você nem sabia que tinha.

Muito comum na maioria das pessoas, essa dor é ocasionada por problemas de má postura, estresse e mais. Se não tratada da forma correta, a tensão muscular pode causar problemas sérios, dificultando cada vez mais os movimentos do dia a dia e gerando um estresse e mau humor prejudicial ao desempenho em atividades simples.


Um dos exemplos que podem ocasionar a tensão muscular é a falta de exercícios.

Um estudo da OMS aponta que 47% dos brasileiros não praticam atividades físicas regularmente. O Brasil está entre as nações com maior índice de ociosidade do mundo. Pouco tempo para realizar tarefas é um dos principais empecilhos para a prática de atividades físicas, segundo pesquisa.

Uma forma de reduzir o risco da tensão muscular é se movimentar. Passamos muito tempo em uma mesma posição e isso pode ser nocivo. Portanto, seja em casa ou no trabalho presencial, se levantar para buscar água, café ou se alongar contribui com o relaxamento dos músculos e circulação sanguínea. Um conselho é que você programe pausas das tarefas diárias para fazer isso.

A postura incorreta é outro grande exemplo que pode ocasionar a tensão muscular. Os momentos em que ficamos com a postura imprópria não passam despercebidos. Muitas vezes as tensões musculares surgem exatamente desse ponto e até que se corrija, os desconfortos e sequelas serão inevitáveis.

Outros problemas comuns derivados da tensão muscular são:


* Dores musculares;

* Indisposição física;

* Câimbras e espasmos musculares;

* Limitação dos movimentos ou, até mesmo, do membro afetado;

* Mau humor;

* Estresse;

* Dores de cabeça e enxaqueca.


A tensão muscular é uma das maiores queixas dos brasileiros, afetando 36% da população de forma crônica, de acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Para a população mundial, a porcentagem chega a 80% de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).


É sempre bom remediar para não sofrer tanto. Melhor do que aliviar as tensões é evitá-las. Uma forma de diminuir a tensão muscular é a mudança de hábito. Mudar a rotina está relacionado tanto aos fatores físicos quanto aos emocionais. Isso porque inúmeros hábitos também contribuem para a diminuição do estresse e da ansiedade, por exemplo, controlando também esses fatores de risco.


Praticar exercícios físicos regularmente é também uma das melhores formas para diminuir a tensão muscular. Ao realizar uma atividade física, todo o corpo se coloca em movimento, alongando músculos e diminuindo as tensões. Além disso, os exercícios físicos são imprescindíveis também para a saúde mental. Desestressam a mente e contribuem para o bem-estar ao liberarem os “hormônios da felicidade”, como endorfina e serotonina. Então, sempre que tivermos um tempinho, é sempre bom se exercitar.


Outra alternativa para se ver livre das tensões é procurar um serviço profissional com uma massoterapeuta. Aqui no Villa Bem Estar, uma das massagens mais procuradas para esse tipo de problema é o Shiatsu.

A massagem Shiatsu é uma das técnicas mais poderosas do mundo. Terapêutica, e de origem japonesa, é muito eficaz para combater o estresse físico e melhorar a postura corporal, produzindo um relaxamento profundo do corpo. Além de ser muito indicada para dores musculares, o Shiatsu ajuda também em outros problemas como: tendinites, alívio nas cólicas menstruais, depressão, enxaqueca, entre outros.


No Shiatsu, a massoterapeuta, com a ponta dos dedos, pressiona os pontos e áreas do corpo que fazem a integração entre canais energéticos. Essa manipulação tem como objetivo trabalhar as áreas doloridas do corpo que estão provocando a desarmonia energética, podendo ser a causa de determinada doença que uma pessoa possui.


Compre a sua sessão de Shiatsu, ou saiba mais sobre a técnica clicando aqui.


bottom of page