top of page

Cuidados com a pele em casa


A limpeza de pele tem como objetivo fazer uma desintoxicação superficial e profunda, facilitando a saída de microrganismos prejudiciais à saúde dos tecidos, removendo as células mortas, os comedões (cravos), o excesso de oleosidade, entre outras impurezas que se depositam na pele.


Seus benefícios são notáveis tanto para a beleza quanto para a saúde da pele da face e do pescoço, pois o procedimento ajuda a desobstruir os poros, prevenindo algumas doenças de pele e melhorando a aparência do rosto.


A limpeza de pele profissional tem ação antisséptica, anti-inflamatória, preventiva de comedões e acnes, efeito cicatrizante e relaxante e melhora a nutrição da pele, além de promover a estimulação do tecido e a obtenção de uma pele mais macia, tonificada, com toque aveludado, de acordo com a dermatologista.

Porém, quando pensamos em limpeza de pele em casa, a primeira coisa que vem à mente é: espremer os cravos e espinhas. Entretanto, esse não é o caminho adequado. Extrações de comedões devem ser feitas apenas por profissionais e dentro de uma rotina adequada com os produtos certos para esse fim. Sendo assim, nada de querer espremer sua pele, você pode acabar causando manchas no seu rosto e ficando com marcas difíceis de remover.


Limpe muito bem a pele ao acordar e no fim do dia: à noite é o momento em que as glândulas sebáceas trabalham mais e quando ocorre a renovação celular mais intensa.


A limpeza de pele que você pode fazer em casa é a que inclui a limpeza, esfoliação e tonificação do tecido, tudo isso feito com produtos apropriados para o uso caseiro, ou seja, produtos de ação suave, que não vão prejudicar a sua pele.


A frequência com a qual se deve fazer uma limpeza de pele profissional é, em média, de uma vez por mês. Mas, o ideal é consultar o seu dermatologista para que ele indique a frequência ideal de realização do procedimento.


Já o cuidado de limpar e tonificar a pele em casa pode ser feito diariamente, sem nenhum problema. Limpe muito bem a pele ao acordar e no fim do dia: à noite é o momento em que as glândulas sebáceas trabalham mais e quando ocorre a renovação celular mais intensa.


PASSO A PASSO para cuidados com a pele em casa


Ao decidir fazer a sua limpeza de pele, é importante não se prender apenas ao passo da limpeza. Existe toda uma rotina que você deve fazer para que o efeito seja o desejado, uma pele limpa e bem cuidada. Confira o passo a passo para fazer uma limpeza de pele completa em casa:


  1. Esfoliação: A esfoliação deve ser feita com um esfoliante suave, especialmente no rosto. Evite produtos com grânulos muito grossos e não faça força ao aplicar e massagear o produto.

  2. Limpeza: Aplique o gel, sabonete ou tônico de limpeza profunda com auxílio de um pad de algodão, removendo completamente as impurezas.

  3. Tonificação: Para que a sua pele se matenha hidratada e se recupere da ação da limpeza e esfoliação, é essencial fazer a aplicação de um tônico hidratante ou uma água termal. Mesmo as peles oleosas devem fazer esse passo, porém com produtos específicos para esse tipo.

  4. Proteção: Não se esqueça de que uma pele bonita é uma pele protegida dos raios UV. Nunca deixe de aplicar o protetor solar após limpar sua pele e antes de sair de casa.


Você pode fazer esse passo a passo de limpeza uma vez por semana, ou conforme a orientação do seu dermatologista. Para o dia a dia, é recomendado limpar a pele e hidratá-la ao menos uma vez pela manhã e uma vez antes de dormir. Lembrando sempre que remover a maquiagem antes de ir para a cama é primordial para manter sua pele livre do acúmulo de resíduos, pois isso é uma das principais causas do aparecimento dos cravos.

留言


bottom of page