top of page

Aprenda a aplicar uma massagem relaxante



O Villa está fechado temporariamente devido a pandemia, mas, o seu bem-estar é nossa prioridade mesmo à distância. Por isso, postamos este passo a passo de como aplicar uma excelente massagem relaxante em pessoas que estão compartilhando o mesmo local de quarentena que você.


É bem simples, mas antes é necessário alguns cuidados que listamos abaixo:


  • É importante que tanto você quanto a pessoa que receberá a massagem não estejam com anéis, correntes, pulseiras e relógios.

  • É extremamente importante que você esteja com as unhas curtas para não machucar a pessoa que receberá a massagem. Para as mulheres isto pode ser um pouco complicado, então, se você não quiser cortar as unhas, tudo bem! Apenas tenha cuidado ao realizar os movimentos.

  • Não realize a massagem na cama, pois ao fazer os movimentos para relaxamento com as mãos, o colchão irá absorver toda a pressão. Ideal é que aplique a massagem em superfície dura, tal como o chão.

  • Não utilize hidrantes corporais para fazer a massagem. Os hidratantes são derivados do petróleo e podem irritar a pele. Utilize óleos vegetais (ex: óleo de amêndoa) ou creme natural (neutro).

  • É interessante utilizar música, porém, não coloque músicas que tenham vozes, sejam barulhentas e muito menos deixe o som ligado em estações de rádio. Estas vozes irão fazer com que a pessoa que esteja recebendo a massagem fique “acompanhando” a voz do cantor ou radialista. Com isso, ela não conseguirá relaxar por completo. Separe algumas músicas relaxantes próprias para meditação e/ou yoga, facilmente encontradas em plataformas de streaming como Spotify e Youtube.


Vamos, agora, abordar algumas dicas práticas da massagem relaxante. Abaixo do passo a passo inserimos uma imagem demonstrando como são os 6 movimentos principais que citamos.


  1. Deite a pessoa com a barriga para baixo.

  2. Coloque uma quantidade igual a de uma colher de chá com óleo vegetal ou creme neutro em suas mãos e espalhe nas costas da pessoa. (Jamais jogue diretamente o óleo ou creme no corpo da pessoa).

  3. Com a palma das mãos abertas (em forma de “V”), realize deslizamentos nos 2 lados das costas ao mesmo tempo na região da cintura até o pescoço. Repita este procedimento por 3x. (Jamais aplique pressão em cima da coluna vertebral).

  4. Concentramos a maior parte da tensão na região dos ombros. Portanto, massageie esta região como se estivesse “amassando pão”. (Fique pelo menos 1 minuto massageando esta região).

  5. Repita o passo 3.

  6. Continue “amassando o pão”, agora por toda as costas da pessoa. Faça um lado de cada vez, umas 3x.

  7. Repita o passo 3.

  8. Com os polegares, faça movimentos circulares ao redor da coluna na região do pescoço em direção a cintura umas 3x.

  9. Repita o passo 3.

  10. Realize a percussão por toda as costas da pessoa. (A mão fica igual a de um movimento de caratê e você “bate” em toda as costas da pessoa).

  11. Repita o passo 3.

  12. Faça a tapotagem por toda as costas da pessoa. (Com a mão em forma de concha, dê “palmadas” nos 2 lados das costas).

  13. Finalize a massagem repetindo o passo 3.





Observação: Use sempre o bom senso! Sempre pergunte a pessoa que está recebendo a massagem se a pressão do seu toque está muito forte ou fraco. Somente assim você poderá ter uma noção de como está o toque durante a sua massagem relaxante.


Dica de especialista: Quanto mais profundo e devagar é o toque durante a massagem, mais relaxado a pessoa ficará!



Boa massagem!


コメント


bottom of page